Dicas de Experiência de Jogador

Como criar experiências fáceis de compreender no Modo Criativo.

Nesta página

O Que Fazer

Use os Dispositivos de Cartaz para comunicar informações sobre o jogo.

Não presuma que os jogadores conhecem as regras ou os objetivos do jogo, e não espere que eles parem para ler as regras do jogo depois de saírem da Central. Enquanto eles estiverem esperando na Central, use bem o tempo para passar informações aos seus jogadores usando um Dispositivo de Cartaz.

Placa (cartaz) de um labirinto de milho

Certifique-se de que os cartazes se encaixam bem no tema e no layout da fase. Comunique as regras do jogo e os objetivos dos jogadores na Central e escreva só uma ou duas frases curtas em cada cartaz.

Para instalar um Dispositivo de Cartaz, abra MODO CRIATIVO > DISPOSITIVOS, e depois na seção Informativo, selecione CARTAZ.

Use as mensagens do HUD para comunicar informações para os jogadores.

Mensagens do HUD são um ótimo meio de comunicar objetivos e tarefas aos jogadores. Por exemplo, quando um jogador está indo a uma fase ou a um modo de jogo novo pela primeira vez, você pode exibir mensagens do HUD que ajudem a compreender a experiência.

Mensagem de HUD para entrar no cinema

Para instalar um Dispositivo de Mensagem do HUD, abra MODO CRIATIVO > DISPOSITIVOS, e depois na seção Informativo, selecione DISPOSITIVO DE MENSAGEM DO HUD.

Selecione um Dispositivo de Mensagem do HUD

Após instalar o dispositivo, pressione E para personalizar a mensagem. Acesse Dispositivo de Mensagem do HUD > OPÇÕES BÁSICAS > Mensagem e insira a mensagem.

Para saber mais, leia as informações de dispositivo sobre Mensagem do HUD.

Use os Dispositivos Indicadores de Mapa para orientar os jogadores no Minimapa.

Você pode usar indicadores de mapa no minimapa com informações de marcadores para que usuários consigam encontrar pontos de referência importantes com mais facilidade. Quando um jogador tiver que ir a um ponto denominado da Ilha, talvez ele precise ver a orientação do local de destino em relação à posição dele no mapa.

Indicador de mapa de uma bomboniere

Dispositivos Indicadores de Mapa ficam na seção Informativo no menu DISPOSITIVOS. Para personalizar o Dispositivo Indicador de Mapa, vá até Indicador de Mapa > OPÇÕES BÁSICAS > Texto e insira o texto do rótulo.

Use Dispositivos Rastreadores para mostrar a progressão do jogador.

Se os jogadores precisarem progredir por uma sequência de eventos ou concluir uma série de passos em um tutorial, você pode usar Dispositivos Rastreadores para exibir o progresso deles.

Rastreamento de um jogador que vai ao cinema

Dispositivos Rastreadores costumam ser combinados com Dispositivos Gatilho que usam canais para receber e transmitir sinais entre eles. Ao configurar um Dispositivo Rastreador, escolha um canal livre.

Você pode ver os canais que estão sendo usados por dispositivos em MINHA ILHA > Navegador de Canais > CANAIS EM USO.

Consulte Canais em Uso para achar um canal livre

Teletransporte os jogadores para uma área de tutorial distinta.

Se os jogadores precisarem aprender as mecânicas do seu jogo em um ambiente seguro, vale a pena criar um espaço separado de tutorial. Você pode usar esse espaço para ensinar as mecânicas básicas do jogo antes de teletransportar os jogadores para a experiência principal da Iha. Para mover jogadores para a área de tutorial, use o Dispositivo Teletransportador.

Teletransportando um jogador para a área de tutorial

Você precisará de um teletransportador de origem e outro de destino. *Dispositivos Teletransportadores** ficam na seção **Informativo** do menu **DISPOSITIVOS**.

Conte aos jogadores aonde um Dispositivo Teletransportador irá levá-los.

Se o seu jogo teletransportar os jogadores para locais aleatórios no mapa, eles podem ficar confusos. Essa não é uma boa experiência!

Conte aos jogadores aonde o teletransportador vai dar

Use dispositivos informativos, como cartazes e indicadores de mapa, para dizer aos jogadores aonde eles vão.

Adicione informações sociais e informações de Apoie-um-Criador (AuC) pelo mapa.

Passe suas redes sociais e suas informações do AuC aos seus jogadores! Essa é uma ótima forma de construir uma comunidade e receber apoio dos jogadores que curtiram a sua Ilha.

Integre informações sociais e do AuC ao tema e à jogabilidade da sua Ilha. Como exemplo, jogue Lunar New Year, por Sunday. Código da Ilha: 0996-8935-5644.

Recomende outros jogos e experiências para seus jogadores.

Jogadores gostam de testar novas experiências e novos jogos no Modo Criativo do Fortnite, especialmente se forem recomendados por um Criador que eles curtem.

Ao adicionar portais para experiências ou jogos recomendados, instale-os nas laterais do campo de visão inicial do jogador ao surgir. Se eles combinarem com o tema e a jogabilidade da sua Ilha, instale esses portais no final da experiência. Por fim, ao selecionar um jogo ou uma experiência para recomendar, teste primeiro para garantir que seus fãs vão gostar. Como exemplo, jogue Finest's Practice Hub, por Finest. Código da Ilha: 1334-8979-5898.

Faça tutoriais detalhados para novos jogadores.

Jogadores que chegam a uma Ilha pela primeira vez não costumam ter experiência com o estilo de jogo dela nem com o mapa. Para ajudar essas pessoas, crie um tutorial detalhado para que elas possam aprender facilmente as mecânicas de jogo e o layout do mapa da Ilha.

Ao criar tutoriais, é importante manter o jogador informado conforme ele prossegue pelos passos que levam ao objetivo. Um tutorial bem escrito guia os jogadores pelos três estados de jogo da experiência da sua Ilha: Início, Atualização e Fim.

Estado de Jogo

Propósito

Início

Quando um jogador entra no estado Início, o Criador deve comunicar o objetivo do tutorial.

Atualização

Quando um jogador entra no estado Atualização, o Criador deve exibir e atualizar claramente informações sobre objetivos, para que os jogadores possam monitorar seu progresso rumo ao final do tutorial.

Fim

Quando um jogador entrar no estado Fim, o Criador deve informá-lo se ele concluiu o tutorial com sucesso ou não.

Use caminhos ramificados para integrar jogadores.

Se a sua Ilha mistura jogadores novatos e veteranos, pode ser necessário criar experiências distintas de integração, dependendo do nível de experiência do jogador com a sua Ilha.

Crie uma experiência de tutorial para novos jogadores que é diferente do tutorial para os mais experientes. Por exemplo, você pode ter um portal que leve a um tutorial para jogadores novos, e outro que leve a um tutorial para os veteranos.

Crie tutoriais para novatos e veteranos

Use ao máximo os canais sociais para divulgar informações para os jogadores.

As redes sociais são um ótimo meio para compartilhar informações a respeito de uma Ilha com uma comunidade de usuários. Faça com que todos os jogadores tenham acesso igualitário às suas informações, não exiba URLs e certifique-se de que o conteúdo e o contexto se encaixam nas diretrizes da comunidade. Para saber mais, consulte as Regras da Comunidade da Epic Games.

Ao compartilhar informações em uma rede social, salve essas publicações para que elas possam ser compartilhadas com os jogadores depois. Você pode criar um site ou fazer uma página com vídeo na qual os jogadores podem acessar informações antigas, atuais e futuras.

Coloque informações importantes sobre o jogo ou a mecânica de jogabilidade na frente dos usuários quando eles surgirem.

Informações sobre o jogo ou a mecânica de jogabilidade são a principal forma de cativar jogadores. Elas devem ser a primeira coisa que um jogador vê ao surgir em uma Ilha e também a primeira coisa com as quais ele interage.

Instalando uma Plataforma de Surgimento de Jogador de frente para a ação

Ao instalar o dispositivo Gerador de Jogador, coloque-o em frente às informações de jogo que os jogadores precisam saber (como regras ou objetivos) ou às mecânicas de jogo. Para instalar um Dispositivo Plataforma de Surgimento, abra MODO CRIATIVO > DISPOSITIVOS e selecione Plataforma de Surgimento de Jogador na seção Jogador.

Instale o gerador de jogador de frente para as informações ou mecânicas

Após instalar a plataforma, você pode girá-la para que o jogador fique de frente para um cartaz ou uma mecânica de jogo. Por exemplo, ao instalar a Plataforma de Surgimento de Jogador em uma superfície plana, pressione as teclas E ou R para girar o dispositivo e deixar o jogador na direção correta.

Faça os jogadores surgirem na frente dos objetivos de jogo e das condições de vitória.

Jogadores gostam de ser desafiados pelas mecânicas de jogo de uma Ilha para poderem passar por objetivos e chegar às condições de vitória. Faça eles surgirem em frente a esses objetivos para capturar o interesse deles logo de cara.

Encontre um objetivo divertido e teste o jogo para ver se os jogadores vão se interessar na fase assim que surgirem. Você também pode fazê-los surgir em frente às condições de vitória para motivá-los a jogar imediatamente.

Faça caminhos de navegação claros para pontos de interesse e objetivos.

O mapa deve ter pontos de interesse claros que atraem os jogadores a objetivos e locais necessários.

Ao criar um caminho para áreas importantes do mapa, certifique-se de que o caminho está livre e que é fácil de navegar, e que todos os pontos de interesse e objetivos possam ser vistos de todas as outras áreas do mapa.

Combine as áreas visuais com o objetivo do jogo.

É divertido e interessante explorar áreas visuais que têm um propósito no jogo! Ao instalar objetos, pense em como os elementos visuais podem convidar o jogador a interagir com as mecânicas de jogo por trás do dispositivo.

Elementos visuais e jogabilidade

Se você tem uma fenda que os jogadores usam para se teletransportarem para outra área do mapa, certifique-se de que a área visual em torno da fenda é interessante e convidativa. Por exemplo, se você tiver uma plataforma de lançamento que os jogadores devem usar para acessar uma estrutura alta, certifique-se de que a estrutura (ou o que tiver no topo dela) seja interessante o suficiente para motivar os jogadores a interagirem com a plataforma de lançamento. Você pode colocar uma fenda brilhante no topo da estrutura para atiçar a curiosidade.

O Que Não Fazer

Não use dispositivos de Cartaz transparentes, a menos que se encaixem no seu tema.

A menos que haja uma razão de jogo para usar Cartazes transparentes, evite usá-los por estes motivos:

  • O texto só é visível de um lado do dispositivo de Cartaz. Se um jogador passar por um Cartaz transparente pelo lado de trás, ele não visualizará as informações.

  • Como a geometria do Cartaz é transparente, ele colidirá com o texto atrás dele. Se o jogador visualizar um Cartaz transparente que foi colocado em frente a outro Cartaz, o texto no Cartaz transparente ficará incompreensível porque vai colidir com o texto no Cartaz de trás.

Cartaz transparente no meio de uma sala

O padrão dos Cartazes é transparente. Para torná-los sólidos, abra PERSONALIZAR CARTAZ > TODAS AS OPÇÕES e defina Exibir Borda como LIGADO. Se não quiser exibir a borda padrão, mas quiser um fundo sólido, abra PERSONALIZAR CARTAZ > OPÇÕES BÁSICAS e mude a Cor do Fundo de TRANSPARENTE para qualquer uma das cores disponíveis, como PRETO ou CINZA.

Caso combine com o tema do seu jogo, você pode usar um Dispositivo de Cartaz transparente, mas lembre-se de colocá-lo em uma geometria sólida.

Não sobrecarregue os jogadores com muitas informações de uma só vez.

Ao receber jogadores em uma Ilha, é importante não os sobrecarregar com uma quantidade enorme de informações.

Informações demais

Só apresente uma ou duas informações por vez para que os jogadores possam aprender facilmente as mecânicas de jogo e conhecer o mapa da sua Ilha sem se sentirem sobrecarregados.

Não sobrecarregue os jogadores com muitas mensagens no HUD.

Quando usadas de forma eficaz, mensagens do HUD podem ajudar os jogadores com informações importantes. Porém, se usadas em excesso podem confundir os jogadores.

Mensagens do HUD excessivas

Procure escrever mensagens do HUD com oito palavras ou menos. Também dê pelo menos três segundos para o jogador ler as mensagens. Para mudar o tempo de exibição padrão (cinco segundos), atualize o parâmetro em Dispositivo de Mensagem do HUD > TODAS AS OPÇÕES > Tempo de Exibição.

Não confunda os jogadores com informações imprecisas ou incompletas.

Os jogadores acabam desistindo do processo de integração por conta de informações imprecisas. Além disso, se a informação estiver incompleta, os jogadores podem ficar frustrados enquanto tentam entender a experiência da Ilha.

Antes de receber jogadores, verifique se todas as informações apresentadas são precisas e estão completas. Faça uma lista para conferir se as informações do seu processo de integração estão corretas.

Não bloqueie informações importantes da visão do jogador.

Caso haja informações essenciais no processo de integração, certifique-se de que elas são de fácil visualização e de que não estão ocultadas por alguma coisa.

Informação ocultada

Deixe pelo menos um bloco de espaço livre entre Dispositivos Informativos e geometrias que possam impedir os jogadores de vê-los.

Não coloque antecipadamente informações que não sejam sobre o jogo ou seu tema.

Priorize informações a respeito do jogo ou do seu tema. Deixe dados sobre o AuC e redes sociais para depois. Os jogadores querem jogar primeiro.

Coloque-se no lugar do jogador ao testar a experiência de integração. Anote sobre o tipo de informação que você vê primeiro. Caso veja informações em cartazes ou em mensagens do HUD que não tratem do jogo ou do seu tema, mova-as para o final da experiência.

Não confunda novos jogadores com informações importantes que são difíceis de encontrar.

Os jogadores querem se sentir conectados uns com os outros na sua Ilha. Se você esconder informações e não permitir que os jogadores as descubram, confundirá muita gente. Sabemos que segredos podem ser divertidos e interessantes, mas não faça com que seja muito difícil encontrá-los. Tente disponibilizar livremente o máximo de informações possível. Sua comunidade vai gostar disso.

Dê tempo para que os jogadores possam usar as informações compartilhadas com uma comunidade. Também deixe várias pistas que levem a mais informações sobre um evento ou ponto de interesse na sua Ilha.

Não esconda os objetos necessários para o início do jogo.

Objetos como armas e recursos são essenciais para o sucesso de um jogador durante o processo de integração, pois ele precisa disso para alcançar o objetivo da integração. Não faça com que os jogadores precisem adivinhar aleatoriamente o local dessas armas e desses recursos. Use dicas bem posicionadas para que o processo de adivinhação seja menos aleatório e mais divertido.

Selecione um grupo de membros de confiança da comunidade para testar sua Ilha e confira se eles conseguem encontrar as armas e os recursos necessários para concluir o objetivo do processo de integração.

Não faça tutoriais muito difíceis de terminar.

Se for muito difícil concluir um tutorial, os jogadores vão ficar frustrados e não vão receber bem novas informações. Tutoriais devem ter uma organização lógica e sem muita complicação, para que os jogadores possam concluir facilmente.

Antes de criar um tutorial para o processo de integração, planeje tudo. Alguns Criadores gostam de fazer um protótipo usando lápis e papel antes de criar um tutorial no jogo, enquanto outros gostam de planejar seus tutoriais com fluxogramas ou planilhas. Escolha as ferramentas de planejamento que preferir e faça o melhor tutorial possível para seus jogadores.

Não sobrecarregue a primeira experiência de um jogador com anúncios.

Jogadores querem, acima de tudo, curtir o jogo, os objetivos ou as condições de vitória — não anúncios.

Ao criar a primeira experiência de um jogador, coloque anúncios (como informações do AuC ou de redes sociais) nas laterais do campo de visão inicial que o jogador tem ao surgir. Certifique-se de que suas informações de redes sociais estão de acordo com nossas regras da comunidade para que você possa exibir suas informações de AuC e de redes sociais em vez de URLs.

O tempo de espera no lobby não deve ser muito longo.

Jogadores solo e em grupo não querem ficar mofando no seu lobby. Eles devem ter tempo suficiente apenas para ler as regras e instruções do jogo. Longas esperas fazem com que os jogadores saiam da sua Ilha antes mesmo de o jogo começar.

Teste seu jogo e veja quanto tempo você leva para ler as instruções e regras na área do lobby, para garantir que seus jogadores possam aguardar o menor tempo possível antes de entrar no jogo.