Destaque da Comunidade — JesGran

18.11.2019
Por Equipe Fortnite
Equipe Fortnite: O que fez você decidir entrar no Modo Criativo?

JesGran: Eu sempre adorei criar e poder expressar minha arte no meu jogo favorito é simplesmente incrível!

EF: Você se considera mais um artista, designer de níveis, programador ou designer de jogos?

J: Eu criei uma grande variedade de mapas no ano passado. Da arte e design de níveis no mapa Jesgran's Deathrun, aos mapas de música com milhões de visualizações no YouTube e no Twitter. Também curto criar os códigos para áreas de sequenciador musical em mapas do tipo Zona de Guerra.

EF: O Fortnite é o primeiro jogo para o qual você criou mods?

J: Não, eu já editei e criei em outros jogos. Sempre fui um grande fã de jogos em que eu posso criar meus próprios mundos. De pistas de corrida em Trackmania, bases em Clash of Clans, ao Minecraft Creative e agora o Fortnite. Também trabalhei com programas 3D como 3D Studio Max, 4D Cinema, Substance Painter, entre outros.
11CM_CommunitySpotlight_NewsInLine_Jesgran_NoLogo.jpg
EF: Você criou vários mapas além da Corrida Mortal. Poderia contar como é o seu processo criativo?

J: Depende do mapa. Geralmente tento criar o design de níveis primeiro, para me certificar de que tudo está funcionando como deveria, antes de dedicar horas e horas para criar o mapa em si. Eu tiro muita inspiração de imagens, arte e outros jogos e misturo tudo no meu mundo, com meu próprio estilo. Sempre tive uma visão bem clara do produto final antes de começar a construir.

EF: Qual é a sua criação favorita no Modo Criativo?

J: Minhas criações favoritas no Modo Criativo são a caveira gigante na área de surgimento no mapa Jesgran's Deathrun 2.0, a fênix no mapa Jesgran's Deathrun - Rise from the Ashes e o Coliseu no mapa tipo Zona de Guerra.

EF: O que você mais gosta no Fortnite e no Modo Criativo?

J: A quantidade de atualizações e novos conteúdos lançados e o fato de sempre ter algo novo pra gente explorar.

EF: De onde você tira as suas ideias?

J: Minhas ideias vêm de pessoas com quem eu jogo, de diferentes mídias sociais, de filmes, outros jogos e arte.  

EF: Quem é o seu criador favorito e por quê?

J: No momento, meu criador favorito é o Rynex. Eu adoro a quantidade de detalhes que ele coloca em cada mapa e como ele sempre inventa maneiras novas e únicas de jogar o Modo Criativo.

EF: O que te dá mais alegria ao trabalhar no Modo Criativo?

J: Receber feedback positivo dos mapas e ver as pessoas jogando meus mapas em diferentes mídias sociais depois de finalizar um projeto longo.

EF: Você tem alguma dica para alguém que está começando a se envolver com o Modo Criativo?

J: Não fique achando que você vai concluir um mapa em três horas e não saia correndo para finalizar o mapa. Se você quer que o projeto final fique bonito e seja divertido de jogar, faça no seu tempo.

EF: Você prefere trabalhar sozinho ou como parte de uma equipe? Por quê?

J: Eu prefiro construir o mapa sozinho. Depois, com o projeto concluído, eu uso testadores de jogo para testar o mapa. Geralmente eu imagino o mapa inteiro antes de começar a criar e sinto que se eu fosse colaborar com mais pessoas, o mapa poderia acabar diferente do que eu imaginei. Eu costumo usar de 50 a 150 testadores por mapa e sempre começo os testes com jogadores casuais, e muitas vezes o mapa fica com uma cara totalmente diferente do primeiro ao último teste. Quando eu acho que o projeto está concluído, colaboro com jogadores profissionais. Se for um mapa de corrida mortal ou de fuga, eu colaboro com os classificados para o Modo Criativo da World Cup, e se for um mapa JxJ competitivo ou um mapa Vale-Tudo, eu colaboro com os classificados para o BR da World Cup.

EF: Você tem algum trabalho dos seus sonhos que seja relacionado ao trabalho no Modo ou você faz isso como um hobby?

J: Meu trabalho atual é o Modo Criativo do Fortnite e é o trabalho dos meus sonhos :)

EF: Que tipo de feedback você espera receber ao lançar sua criação?

J: Eu sempre espero receber feedback construtivo que ajude a aprimorar minhas habilidades para futuros mapas.

EF: Qual é o seu processo de teste?

J: Depende do mapa. Em corridas mortais, eu costumo testar com uma pessoa de cada vez para ver se o percurso está claro e fácil de seguir, se não está difícil demais e para receber feedback para melhorias em geral. Nos mapas Zona de Guerra, eu costumo criar um jogo aberto de até 16 jogadores e testar para tentar receber o máximo de feedback possível das 15 pessoas através de bate-papo de voz. Depois dos testes com jogadores casuais, eu peço pra que jogadores profissionais testem o mapa. O processo dura cerca de 2 horas de testes e depois o resto do dia aplicando correções com base no feedback. Eu repito esse processo por 1 ou 2 semanas.

Obrigado pela entrevista, JesGran! Para adicionar o mapa "Jesgran's Deathrun Rise from the Ashes" à sua fila do Modo Criativo, basta clicar AQUI! E não se esqueça de seguir o JesGran no Twitter

Tem alguém na Comunidade Criativa que você gostaria que a gente entrevistasse para o Destaque Criativo? Conta pra gente usando a hashtag @FnCreate!