Hoje estamos trazendo o primeiro lote de jogos para dispositivos móveis de terceiros para a Epic Games Store, incluindo 17 novos jogos para Android globalmente e 15 novos jogos para iOS na União Europeia. Embora este seja um passo importante em nossa luta, a Apple continua proibindo a Epic, uma empresa americana, de lançar nossa loja em dispositivos iOS nos EUA.
Mesmo em lugares como a União Europeia, onde os legisladores aprovaram leis, o não cumprimento da Apple e do Google continua minando a concorrência e a escolha dos desenvolvedores e consumidores. Até agora, nenhum dos 100 desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis com maior faturamento está disposto a distribuir seus jogos na Epic Games Store devido à Taxa de Tecnologia Central (Core Technology Fee) e às restrições onerosas e telas de alerta da Apple e do Google.
A Taxa de Tecnologia Central ilegal da Apple torna a distribuição alternativa inviável para desenvolvedores de jogos
Se um desenvolvedor deseja ter a capacidade de distribuir seu aplicativo fora da App Store, a Apple impõe uma "Taxa de Tecnologia Central" (CTF) de € 0,50 para cada aplicativo instalado em iPhones e iPads após atingir um milhão de instalações. Isso significa que, acima desse limite, mesmo que um desenvolvedor decida disponibilizar apenas um jogo na Epic Games Store, ele tem que pagar a taxa toda vez que qualquer um de seus jogos for baixado em iPhones ou iPads, seja da Apple App Store ou de uma loja alternativa. Isso se soma à CTF que a Apple cobra toda vez que uma loja de aplicativos alternativa é instalada, o que é proibitivamente caro e uma violação flagrante da Lei dos Mercados Digitais.
Para aliviar o fardo, a Epic cobrirá a CTF de todos os títulos para desenvolvedores que participarem do programa de jogos gratuitos da Epic Games Store em dispositivos iOS ou iPadOS, independentemente de onde o título em destaque for baixado. Isso não é financeiramente viável para todas as lojas de aplicativos de terceiros ou para a Epic a longo prazo, mas faremos isso enquanto a Comissão Europeia investiga o descumprimento da lei pela Apple.
A CTF é a principal barreira para desenvolvedores que procuram distribuir seu aplicativo fora da App Store. Um desenvolvedor indie* nos disse: "Se tivermos que pagar por isso, será um grande fardo (para nós). Se esse valor da taxa não for fornecido pela Epic ou não for coberto, gostaríamos de não lançar no iOS até que as condições da CTF sejam eliminadas ou se pudermos receber um subsídio da Epic."
Outro editor de jogos de PC e dispositivos móveis de médio porte disse: "A principal preocupação está relacionada a acordos adicionais que precisam ser assinados entre a Apple e o Desenvolvedor. Isso toma tempo e, além disso, acrescenta requisitos específicos como pagamentos adicionais que você precisa fazer se seus downloads alcançarem mais de 1 milhão de unidades."
*As citações de desenvolvedores são anônimas devido ao medo de retaliação da Apple.
Processo de instalação demorado de lojas de terceiros da Apple e do Google desestimula jogadores em mais de 50% das vezes
Houve 29 milhões de instalações da Epic Games Store em dispositivos móveis desde que lançamos, bem abaixo de nossa meta de 100 milhões de instalações até o final de 2024. Até agora, mais de 50% das vezes que um jogador tenta instalar a Epic Games Store no Android ou iOS, eles não têm sucesso devido às telas de alerta onerosas. Na União Europeia, 7,7 milhões adicionais de tentativas de instalar a Epic Games Store foram bloqueadas pelos "Requisitos de elegibilidade" do navegador e sistema operacional da Apple.
A luta continua
Desenvolvedores e jogadores merecem escolher onde distribuem seus jogos e como os jogam. É simples assim. Estamos trabalhando com reguladores na União Europeia para impedir que a Apple e o Google violem a lei, e planejamos levar a Epic Games Store para o iOS no Reino Unido e no Japão no final deste ano. Assim que legisladores e tribunais em outros países como Brasil, Austrália, Coreia e Estados Unidos tornarem isso possível, também levaremos a Epic Games Store para o iOS nesses países. Continuaremos lutando para derrubar barreiras não apenas para a Epic Games Store, mas para todos.